10 regras para projetar melhor o design do Dashboard

O Dashboard precisa apresentar uma exposição rápida das informações mais importantes para o usuário no momento em que ele está visualizando e uma maneira fácil de navegar diretamente para várias áreas do aplicativo que exigem atenção.

Ele é uma tela única que conta uma história por meio de visualizações destacando os elementos principais (KPIs) que podem ser aprofundados.

 

1. Defina o objetivo do Dashboard

É fundamental definir corretamente os objetivos do Dashboard para que o mesmo seja projetado para trazer as informações relevantes para as análises dos usuários.

Existem várias formas de categorizar os painéis de acordo com o propósito, mas vamos destacar duas principais:

Painel Operacional

  • Visa transmitir informações críticas rapidamente aos usuários, à medida que estão envolvidos em tarefas urgentes.
  • São sensíveis ao tempo para ações imediatas
  • Apresentar ao usuário os desvios de dados de forma rápida e clara
  • Mostrar os recursos atuais e exibir seu status.
  • É uma sala de controle digital projetada para ajudar os usuários a serem rápidos, proativos e eficientes.

Ex. Acompanhamento do desempenho de uma frota de caminhões: tempo de viagem, onde estão localizados, quanto tempo de viagem, etc...

Painel Analítico

  • Fornece ao usuário informações rápidas usadas para análise e tomada de decisão.
  • Eles são menos sensíveis ao tempo e não se concentram na ação imediata.
  • Ajuda os usuários a entender melhor os dados, analisar tendências e orientar a tomada de decisões.

Ex: Gestão de estoques:  produtos mais, menos ou não visualizados, em estoque, acabando ou sem estoque, tempo de duração do estoque, média de dias para vender, média de dias para resposição, etc...

 

2. Escolha o tipo de gráfico

É fundamental dar uma olhada nos relatórios e documentos usuais da empresa para se inspirar na hora de escolher os tipos de gráfico para apresentação de modo a atender aos usuários de forma fácil.

Usar a visualização para comparar um ou vários conjuntos de valores é muito mais fácil do que observar os números na grade. Os gráficos de colunas e linhas são provavelmente os mais usados. Algumas recomendações:

- Quando uma de suas dimensões é um tempo, deve ser sempre um eixo X, pois o tempo nos gráficos flui da esquerda para a direita

- Ao usar um gráfico de barras horizontal ou vertical, tente classificar as colunas pelo maior valor em vez de não classificá-las aleatoriamente.

- Com o gráfico de linhas, os gráficos não devem mostrar mais de 5 valores e com os gráficos de barras, não é recomendável mostrar mais de 7 valores.

- Os gráficos de distribuição ajudam você a ilustrar valores discrepantes, a tendência normal e o intervalo de informações em seus valores.

Para ajudá-lo a escolher o tipo de representação correto para o gráfico, reflita sobre estas perguntas:

- Quantas variáveis ??você deseja mostrar em um único gráfico?

- Você exibirá valores ao longo de um período de tempo ou entre itens ou grupos?

- Quantos pontos de dados são necessários para exibir para cada variável?

 

3. Escolha nomenclaturas claras e consistentes

Como o principal objetivo do painel é transmitir a mensagem rapidamente, tudo conta. O maior benefício de usar uma estrutura clara é a consistência dos dados. Se seus dados forem nomeados da mesma maneira em cada ferramenta, será mais fácil para você usar essas ferramentas.

4. Defina o layout com um fluxo integrado

As grades podem ajudá-lo a obter alinhamento e consistência eficazes com pouco esforço e criar uma estrutura básica ou um esqueleto para seu projeto. Eles consistem em linhas “invisíveis” sobre as quais seus elementos de design podem ser colocados. Fazer isso os une em um “sistema” geral e apoia sua composição racionalmente.

Preste atenção:

- O canto superior esquerdo da tela naturalmente receberá mais atenção, então tente posicionar as informações principais da esquerda para a direita. Isso se baseia na maneira como lemos as informações, portanto, pode variar dependendo da região dos usuários para os quais você está projetando.

Quando os leitores terminarem com a primeira linha, eles passarão para a próxima.

- Se houver dependências que afetarão a tomada de decisões em um grupo de informações com base nas informações de outro, crie um layout de forma que os usuários não precisem ir e voltar — crie um fluxo contínuo para facilitar a verificação no painel.

 

5. Use blocos de construção com estrutura consistente

Depois de definir a grade, podemos começar a trabalhar com vários “widgets” que conterão as informações, gráficos e controles. Os cartões são fáceis de organizar. A coisa mais importante sobre as cartas é que elas são quase infinitamente manipuláveis. Eles são uma boa opção para design responsivo, pois os cartões agem como contêineres de conteúdo que aumentam ou diminuem facilmente.

6. Dobre suas margens

O espaço em branco, também conhecido como espaço negativo, é a área entre os elementos em uma composição de design. Os leitores geralmente não estão cientes da importância do espaço negativo, mas os designers prestam muita atenção a ele. Se o espaço em branco não estiver balanceado, uma cópia será difícil de ler. É por isso que o espaço negativo importa tanto quanto qualquer outro elemento tipográfico.

7. Não esconda informações ou confie demais nas interações.

Como um dos principais objetivos do painel é exibir informações rapidamente, evite confiar num Dashboard longo e com rolagem ou em muitas interações.

Muitos designers cometem estes erros pois tentam exibir mais informações de forma clara, posicionando-as umas sob as outras para não sobrecarregar o usuário. Como resultado, apenas as informações visíveis acima da dobra da tela provavelmente serão descobertas pelos usuários. Tudo abaixo recebe pouca atenção dos usuários. Então, qual é o ponto?

A solução é a priorização. Depois de fazer mais pesquisas e entrevistas, você deve ser capaz de identificar as informações principais. Você deve trabalhar apenas com espaço acima da dobra para exibi-la. Não conte a história completa – resuma em vez disso e mostre apenas informações importantes. Você pode usar interações adicionais como forma de encaixar mais conteúdo e não sobrecarregar o usuário com dados.

8. Personalização x customização

Os usuários esperam que o conteúdo que vêem seja relevante para suas necessidades individuais. Personalização e customização são técnicas que podem ajudá-lo a garantir que os usuários vejam o que é importante para eles.

A personalização é feita pelo próprio sistema. O sistema deve ser configurado para identificar usuários e entregar a eles o conteúdo, experiência ou funcionalidade que corresponda à sua função.

A customização é feita pelo usuário. Um sistema pode permitir que os usuários personalizem ou façam alterações na experiência para atender às suas necessidades específicas, configurando o layout, o conteúdo ou a funcionalidade do sistema.

Dar aos usuários mais poder para personalizar o painel é uma boa iniciativa, desde que a visualização já esteja personalizada. Projetar mais maneiras de personalizar geralmente é uma desculpa para evitar um processo tedioso de descobrir realmente o que cada função de usuário realmente precisa ver. No final, o usuário fica sozinho, para construir uma visão para si mesmo.

9. Integre listas e tabelas de forma interativa

Uma tabela de dados é uma ótima solução quando você precisa mostrar muitas informações para um grande número de itens. Por exemplo, uma lista de clientes com seu ID, status, contatos, última atividade etc. seria melhor exibida como uma tabela de dados.

Há muitos outros benefícios — é um ótimo uso de espaço, oferece escalabilidade fácil, desenvolvimento mais fácil e os usuários normalmente se sentem à vontade para trabalhar com grades, pois muitas pessoas já se sentem à vontade para trabalhar com o Microsoft Excel. É uma maneira fácil de encontrar e mudar algo.

10. Desenhe um Dashboard que dure

Como o painel é uma das visualizações mais interessantes, geralmente é uma das primeiras coisas a serem projetadas. A sugestão é fazer ao contrário.

Um painel é uma visão resumida de todo o resto e exibe informações importantes de várias partes do aplicativo. É apenas mais prático projetá-lo no final.

Caso contrário, você precisará voltar e atualizar constantemente os designs do painel enquanto trabalha em todas as outras páginas. Além disso, uma vez que a maioria das visualizações é projetada, você terá uma tonelada de componentes para trabalhar ao montar um painel.

 

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