3 dicas para desenvolver um report de sucesso

3 Dicas para Desenvolver um Painel de Indicadores de Sucesso

O principal erro ao desenvolver um painel de indicadores/Dashboard é achar que devemos enchê-lo o máximo que puder de gráficos, tabelas, KPIs. Isso torna o painel confuso e difícil de ler. Ninguém pode tomar uma decisão se não entender a informação. Precisamos ter foco em quais métricas são importantes para o usuário final do painel.

As 3 perguntas que devemos nos fazer antes de começar.

Ao desenvolver um painel, devemos antes nos fazer 3 perguntas: Qual o objetivo do painel, quem serão os usuários finais e qual o tipo de painel.


1 - Qual o objetivo do seu painel?

Primeiro devemos entender se o objetivo é termos um painel prescritivo ou exploratório.

Painel Prescritivo
A análise prescritiva  recomenda ações com base no que foi descoberto durante a análise descritiva e preditiva. Para este tipo de tomada de decisão, o painel dará contexto ao que os dados significam e como ele deve ser usado.

  • Análise Descritiva - É baseada em detalhes sobre dados históricos. Respondem perguntas como: o que aconteceu com minhas vendas? Por que, quando e como aconteceu?
  • Analise Preditiva - É usada para fazer perguntas sobre o futuro. Como: O que acontecerá com minhas vendas no futuro?
  • Análise Prescritiva - Recomenda ações com base no que foi descoberto durante a análise descritiva e preditiva. Responde perguntas como: o que o departamento comercial deve fazer em resposta ao que aconteceu ou o que provavelmente acontecerá?

Painel Exploratório
 Os painéis exploratórios exigem um pouco mais de liberdade para que os usuários possam interpretar os dados de acordo com cenários. Para um painel exploratório necessita de um conjunto mais amplo de dados e habilidades técnica para detalhar as visualizações granulares, se necessário.


2 - Qual o público do Painel?

Quem é o público do painel? Seria apenas um diretor executivo? apenas o CEO? ou será compartilhado com todos os colaboradores?

O público de usuários dos painéis pode-se dividir em três categorias:

  1. Desenvolvedor - Possui um conhecimento profundo das bases de dados e sabe extrair informações dos banco de dados, se necessário. Os painéis permitem que esses usuários entreguem de forma eficiente e efetivamente seus conhecimentos. Este é o menor grupo de usuários do painel.
  2. Analistas - Essas pessoas podem ter muitas perguntas, mas não têm o profundo conhecimento de bancos de dados para respondê-las. Geralmente, ocupando posições como gerentes, coordenadores. Um painel permite que os analistas possam responder suas próprias perguntas.
  3. Executivos - CEO, diretores executivos, membros do conselho de uma empresa são o maior grupo de usuários do painel. Geralmente, os painéis criados para executivos são vistos como ferramentas estáticas para avaliar o desempenho da empresa. No entanto, os painéis estão se tornando robustos o suficiente para incluir recursos detalhados para esses usuários, reduzindo o tempo necessário para gerar e distribuir relatórios.

3 - Qual o tipo de painel?

O painel precisa ter uma visão gerencial, ou detalhada? O painel apresenta dados preditivos, históricos ou em tempo real? Com que frequência os painéis devem ser atualizados?

Os painéis são divididos em três categorias.

  • Operacional -  Como o nome sugere, os painéis operacionais monitoram as operações da sua empresa. Com dados em tempo real ou quase em tempo real disponíveis, o painel exibe o desempenho dos ativos que mantêm seu negócio funcionando.
  • Estratégico - Os painéis estratégicos oferecem uma visão geral de alto nível do negócio para apontar insight e oportunidades de negócios. Eles geralmente são atualizados periodicamente e incluem KPIs que são críticos para que uma equipe executiva tome decisões.
  • Analítico - Os painéis analíticos são utilizados para explorar os dados e descobrir informações não aparentes. Eles podem incluir recursos para detalhar dados para visualizações mais granulares.

Conclusão

Seguindo esses três passos o desenvolvimento do painel de indicadores será mais eficaz e de maior sucesso do que um efeito de forma intuitiva. Mesmo seguindo essas boas práticas os painéis poderão sofrer pequenos ajustes necessários.

Painéis de indicadores/Dashboard são ótimas maneiras de compartilhar de forma rápida e efetiva informações da empresa. Mas para criar um que seja efetivo, as empresas devem fazer seguir as boas práticas, fazendo todo levantamento necessário para desenvolver um painel vencedor.