5 tipos de relatórios para criar no Power BI

Não é novidade que análise de dados e o Business Intelligence são termos de ordem na hora de uma empresa prosperar. Cada vez mais, produzimos maior quantidade de dados, que se alteram com rapidez. Assim, um dos grandes segredos para uma boa análise é manter o foco na criação de relatórios intuitivos e claros, que possam levar as informações para diferentes equipes e clientes. 

Nesse caso, o Power BI é uma ferramenta que se destaca, já que há funcionalidades específicas para criação de relatórios, que podem ser personalizados e adaptados, de acordo com a realidade de cada empresa. Além disso, vale ressaltar que o software da Microsoft se preocupa com o aspecto visual, permitindo que o usuário crie um design limpo e agradável, que vai prender a atenção de todos os leitores.

A versatilidade do Power BI é nítida, possibilitando a criação de relatórios de diferentes setores, com diversos objetivos. Confira 5 tipos de relatórios que podem ser criados com a ferramenta! 

1. Relatório de vendas

Uma forma de acelerar o trabalho da equipe de vendas - e otimizar o esforço de diferentes setores - é facilitar a análise de dados com bons relatórios. Nesse campo, há diversas métricas, que já constam no Power BI ou em outras ferramentas, que podem ser inseridas no material. Alguns exemplos são: tendências de vendas específicas, relação entre a receita da empresa e a receita de cada setor da instituição, variação no número de vendas ao longo do ano e muito mais. 

2. Relatório de finanças

Assim como o relatório de vendas, a análise da parte financeira de uma empresa é essencial para que gestores possam tomar decisões assertivas em seu negócio. Assim, contar com relatórios detalhados do setor de finanças é igualmente importante. No Power BI, é possível inserir informações como lucro, recursos, relação entre passivos e ativos, receita e despesas. É com base nessas métricas que funcionários poderão fazer previsões importantes sobre o futuro da empresa, determinando os próximos passos. 

3. Relatório de RH

A equipe de Recursos Humanos é outra que precisa estar a par de dados e informações importantes sobre os funcionários. A partir dos relatórios de RH, há a possibilidade de monitorar a produtividade dos profissionais, entender quais mudanças podem ser benéficas para os contratados e a empresa e muito mais. Nesse caso, algumas métricas específicas chamam atenção, como número de novos contratos, anos de experiência dos funcionários, despesas com processo de recrutamento etc. 

 

Vários setores se beneficiam com a criação de relatórios práticos pelo Power BI (Foto: Canva)

4. Relatório de rentabilidade do cliente

A rentabilidade do cliente é uma métrica específica, que precisa levar em conta diversos aspectos - como receita obtida em um período e custo para aquisição de cada cliente. Portanto, é um cálculo que também necessita de relatórios práticos, com informações chaves para essa análise. Assim, número total de clientes, itens mais populares entre os consumidores e variação da renda da instituição ao longo do ano são informações que precisam ser destacadas. 

5. Relatório de marketing

Assim como em outros setores, é impossível tomar uma decisão certeira no Marketing sem analisar as KPIs do negócio. E a regra continua valendo: bons relatórios condensam informações importantes, facilitando o trabalho e permitindo que a equipe de Marketing veja em quais áreas pode atrair mais clientes e, principalmente, onde o investimento não está oferecendo o retorno esperado.

Nesses relatórios podem entrar índices como custo por mil impressões (CPM), custo por clique (CPC), número de engajamentos em anúncios, taxa de rejeição no site e muito mais. Vale lembrar que o Power BI importa dados do Google Analytics, que é uma ferramenta muito importante para o Marketing.

Para saber mais sobre relatórios e outras funcionalidades do Power BI, entre em contato conosco!