Implementação de BI: 6 erros para evitar

Na hora de implementar um projeto de BI em uma empresa, muitos gestores cometem erros - seja pela vontade de ver resultados rápidos ou por realmente não saber o melhor caminho a seguir. Assim como qualquer nova empreitada, a implementação do setor de BI precisa ser feita com muito planejamento, a fim de evitar imprevistos.

Para ajudar nessa missão, o artigo vai apontar seis erros comuns nesse momento e, principalmente, como evitá-los. Continue lendo!

1. Não ter uma estratégia

Antes de dar o primeiro passo na implementação de um projeto de BI, é preciso analisar o que a empresa tem, atualmente, na área de dados. Nessa etapa, é válido se perguntar, por exemplo, como é a coleta e o que se planeja alcançar com uma análise mais rebuscada de dados. A partir daí, os gestores podem elaborar as etapas do processo e definir quais ferramentas, tecnologias e recursos serão necessários em cada uma delas.

2. Escolher o software impulsivamente

Na hora de escolher o melhor software de análise de dados, muitos gestores acabam caindo em promessas vazias de plataformas que resolvem todos os problemas da empresa, o que definitivamente não existe. Para optar pelo software mais apropriado, é preciso levar em conta os objetivos da instituição e o que cada ferramenta tem a oferecer. Além disso, também é preciso observar o mercado e identificar as alternativas com as melhores avaliações. O Power BI, por exemplo, é líder absoluto no Quadrante do Gartner, que leva em conta aspectos como qualidade de serviço e comparação de preços.

3. Excluir profissionais relevantes

Nem sempre é fácil saber, desde o início, quais profissionais serão mais relevantes na hora de implementar a cultura de análise de dados em uma empresa. Porém, excluir a participação desses funcionários pode multiplicar os erros e desafios futuros. Para garantir que isso não irá acontecer, uma dica é dividir o processo de implementação em pequenas etapas e garantir que todos do time estejam cientes do que está acontecendo. 

A cada nova fase, é importante apresentar o que irá acontecer e o que se planeja alcançar - de forma que os funcionários também possam opinar e mostrar sua contribuição para a jornada. Aos poucos, aqueles mais engajados, que têm maior capacidade de ajudar na implementação, irão se destacar. 

A escolha da ferramenta de BI é um dos pontos mais importantes (Foto: Canva)

4. Mudar o objetivo no meio do projeto

Ao longo do caminho, é possível que várias pessoas contribuam com suas ideias e, aos poucos, um objetivo que era pequeno começa a escalar para um grande plano. O problema é que, muitas vezes, se perde o foco inicial e a meta que deveria ser atingida com a implementação é deixada de lado. Assim, gasta-se muitos recursos e os resultados obtidos ficam aquém do desejado. Para evitar esse erro, é importante começar pela base e formar uma estrutura de BI sólida e, só então, avançar em outros pontos específicos. 

5. Trocar a equipe constantemente 

Além de mudar de planos e rotas, também não é aconselhado trocar de equipe constantemente. Isso pode acontecer já que profissionais competentes são, com frequência, requisitados em diversas demandas. Porém, ter um grupo de pessoas focadas apenas na implementação de um sistema de BI na empresa, evitando trocas e substituições desnecessárias, é uma forma de ter sucesso no projeto. 

6. Não observar o índice de aceitação 

Em nada adianta todo o tempo e recursos gastos com a implementação de um projeto de BI se quase ninguém da empresa se beneficiar deste avanço. Portanto, é essencial que gestores observem o índice de aceitação à implementação e procurem entender caso esteja baixo. Para engajar os funcionários nessa empreitada, cursos, treinamentos e pesquisas de opinião podem ajudar.

Se você tem alguma dúvida sobre a melhor forma de implementar um projeto de BI em sua companhia, entre em contato com nossa equipe!