A análise de dados e o acompanhamento de metas são passos imprescindíveis para compreender a saúde de um negócio e medir o progresso de determinada empresa, setor ou projeto. Porém nem sempre as metas estipuladas por gestores estão conectadas aos dados da empresa, exigindo que seja feito um estudo mais complexo e manual, para basear os planos da companhia em números reais.
Pensando nisso, o Power BI lançou o recurso de metas - ou goal, em inglês. Com ele, é possível acessar dados e conferir objetivos da instituição em um único painel, facilitando o contato e intensificando a integração da equipe. Vamos falar um pouco mais sobre o Power BI Goals, quem pode utilizá-lo e como usar o recurso no dia a dia de sua empresa.
Com a criação das metas no Power BI, gestores podem conferir o desempenho das metas mais importantes para sua empresa no próprio Power BI por meio dos scorecards. Dessa forma, os dados e objetivos são unificados, tornando o processo mais prático. Além dos usuários terem fácil acesso ao progresso das metas, quando preciso podem analisar com mais profundidade os dados referentes, tendo uma visão completa do negócio - tudo com apenas alguns cliques.
Também é possível designar metas específicas para cada usuário e ativar status para que os responsáveis saibam rapidamente se os compromissos estão em dia ou se algo está atrasado. Por fim, outra opção do recurso são as submetas, que podem estar estabelecidas dentro de metas chaves, normalmente associadas a grandes variáveis como renda, número de vendas e satisfação do cliente. E todos os dados podem ser adicionados manualmente ou retirados automaticamente das informações já analisadas pelo Power BI.
Nem todos os usuários podem se beneficiar do novo recurso. Para conseguir utilizar as metas no Power BI e criar um scorecard é necessário ter o Power BI Premium e a licença de Power BI Pro. Também é possível acessar a finalidade com a licença de Power BI Premium por Usuário.
A pessoa também precisa ter função de Administrador, Membro ou Colaborador em um workspace do Power BI para colocar a funcionalidade em prática.
O Power BI permite a organização e análise rápida de metas (Reprodução / Power BI)
Uma análise de dados mais prática, com base na metodologia ágil, é uma tendência do mercado, não só para startups mas para empresas de médio a grande porte. Cada vez mais, profissionais de BI têm dado valor a ferramentas mais leves e auto suficientes, impulsionando também práticas como Data Self-Service. Quando falamos no acompanhamento de metas, isso é ainda mais importante.
Por isso, o novo recurso do Power BI não apenas facilita a vida dos gestores e permite uma maior integração entre diversas equipes, como também mantém o Power BI mais competitivo, se adequando às novas tendências da área.
Existem algumas maneiras possíveis de utilizar as metas no Power BI na sua rotina, entretanto, uma das mais importantes e eficazes é usar o recurso como Objective Key Resources (OKR). O OKR estuda quais são os objetivos principais de uma companhia e o que é necessário para alcançá-los. Trata-se, portanto, de um conjunto de métricas utilizado por equipes ou indivíduos para criar e avaliar progressos de metas mensuráveis.
Alguns gigantes, como o Google, utilizam-o como guia no dia a dia, entretanto o OKR pode ser aplicado em companhias de diversos portes, com diferentes números de funcionários e volume de receita. Como as metas do Power BI são amplas e podem ser organizadas de acordo com sua hierarquia, é fácil utilizar o novo recurso como uma ferramenta de OKR.
Para saber mais sobre metas no Power BI e como a funcionalidade pode facilitar a análise de dados e objetivos na sua empresa, fale conosco.