Microsoft Power Apps: o que é e como usar na sua empresa

Ter um aplicativo para sua empresa é uma forma prática de automatizar processos, oferecer informações importantes  a todos os funcionários e manter a organização das etapas de trabalho. Porém, muitos gestores não têm experiência com códigos e formatações ou ainda não possuem recursos suficientes para contratar um programador próprio. Nesse caso, o Microsoft Power Apps é de grande ajuda. 

A ferramenta da Microsoft é um pacote de serviços, conectores e plataformas de dados que permite que qualquer pessoa crie um aplicativo para uso empresarial. Isso acontece porque não é necessário conhecimentos prévios na criação de apps, já que o Power Apps é intuitivo e não requer a utilização de códigos. 

Vamos falar um pouco sobre o que é o Microsoft Power Apps e como utilizá-lo em sua empresa. Continue lendo!

O que é o Microsoft Power Apps?

O Microsoft Power Apps permite a criação de aplicativos para serem usados na gestão de negócios. O usuário pode optar por utilizar um template pronto, alterando algumas informações, ou começar do zero - selecionando as funções e os botões do novo app. A criação pode ser instalada em diversos sistemas, como iOS e Android, e ainda tem capacidade de se conectar a outras plataformas e até mesmo à câmera - que pode ser usada para escanear um código, por exemplo.

Atualmente, o Microsoft Power Apps lidera duas avaliações que ranqueiam os aplicativos “low code” - ou seja, que usam pouco ou nenhum código para a sua criação - disponíveis no mercado: a Gartner e o Forrester. Na visão dessas empresas, alguns aspectos do Power Apps - como a capacidade de criar aplicativos ricos e complexos, com uma aplicação sofisticada - merecem destaque.

Além disso, a conexão com mais de 350 fontes de dados, design intuitivo e fácil de utilizar e modelos de Inteligência Artificial pré-construídos que podem ser inseridos no app também estão na lista de motivos que tornam o Power Apps líder no mercado. 

Veja como o Power Apps pode te ajudar (Foto: Bruce Mars / Unsplash)

Como utilizar o Microsoft Power Apps na sua empresa

Uma vez que é possível montar seu aplicativo do zero com o Power Apps, há diversas possibilidades e possíveis funcionalidades que você pode optar. Entre algumas das funções mais comuns, que se tornam apostas de muitos gestores, estão a interação de funcionários, o controle de despesas, o processamento de imagens, uso como ferramenta de upsell e instrumento para solicitação de serviço. Leia mais sobre cada uma dessas opções.

Interação de funcionários

O Power Apps consegue integrar diferentes fontes de dados, como Outlook, calendários e lista de tarefas. Assim, além de auxiliar na organização dos funcionários, é possível criar um painel com diversas informações importantes - como contato, políticas da empresa e formulários que merecem atenção.

Controle de despesas

O processo para analisar um pedido de despesa é consideravelmente acelerado quando há um app próprio para isso. Com o Power Apps, o funcionário pode fazer uma solicitação em seu próprio celular. A partir daí, o responsável pela análise pode rejeitar ou aprovar a despesa, inserindo comentários para esclarecer sua posição. Nesse processo, o funcionário ainda pode acompanhar o status do seu pedido.

Processamento de imagens

Como falamos, o Power Apps permite o uso de câmeras integradas no aparelho móvel. Portanto, se durante uma inspeção o funcionário fotografar determinado produto ou material, a imagem ficará armazenada em um banco de dados, com as informações do horário e local exato em que a foto foi tirada. Essa função é utilizada principalmente por varejistas, profissionais de construtoras e servidores da área de saúde, que precisam constantemente se certificar da qualidade do material de trabalho ou produto.

Ferramenta de upsell

Um dos exemplos mostrados pelo próprio Power Apps é a criação de um app que ajuda no upsell de produtos. Por exemplo, um cliente está interessado em determinado item - com essa informação, o vendedor pode escanear a etiqueta do produto, verificar outros itens que combinam com a compra e ainda verificar se há descontos disponíveis com as informações sobre o cliente. Isso é possível já que o Power Apps permite o cruzamento de dados da empresa, como atualizações do estoque, e dos compradores. 

Solicitação de serviço

A empresa pode ainda utilizar o Power Apps para criar um aplicativo que funciona como um helpdesk. Assim, o funcionário consegue enviar um ticket para a equipe de TI, solicitando auxílio ou reparo em uma máquina, por exemplo. Também é possível utilizar o serviço para criar um app de gestão de instalações, manutenções e pedidos de compra.

Esses são só alguns exemplos de como a plataforma pode atuar. Para saber mais sobre como usar o Microsoft Power Apps na sua empresa entre em contato conosco