Power BI e LGPD: como a plataforma protege seus dados e se adequa à nova lei

O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence que pode se conectar com diversas fontes de dados nos mais variados formatos. Isso é fundamental para que o usuário consiga ter uma visão completa de suas métricas e possa tomar decisões mais assertivas, que condizem com a realidade e o contexto de seu negócio. Entretanto, quando falamos de coleta, análise e organização de uma quantidade tão grande de dados, é essencial pensar em segurança.

Essa é uma das questões mais valorizadas pelos gestores e líderes de muitas instituições, que estão cientes do impacto que vazamentos podem ter em uma empresa. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor recentemente no Brasil, intensificou o debate sobre sigilo de informações e a importância de proteger determinados dados.

Portanto, é normal - e até saudável - se perguntar se determinada plataforma está cumprindo seus deveres na hora de proteger dados de clientes e de terceiros. Com a Microsoft, a proteção de informação é levada muito a sério, por isso o Power BI vem evoluindo cada vez mais, adquirindo novas ferramentas de segurança, a fim de preservar todas as informações sensíveis de seus usuários. 

Com mais de 3.500 pesquisadores de segurança, a Microsoft conta com um sistema renomado que analisa uma média de 6.5 trilhões de eventos para proteger seus clientes contra ameaças e possíveis ataques à sua privacidade. 

Dentre os principais recursos de segurança do Power BI estão a capacidade de classificar dados como confidenciais, a permanência do sigilo mesmo em arquivos exportados, controle de usuários ativos e a capacitação de administradores com o Microsoft Cloud App Security. Vamos falar agora sobre cada um deles. Continue lendo para saber mais!

O Power BI possui vários recursos para proteger seus dados (Foto: Yura Fresh / Unsplash)

Dados confidenciais no Power BI

O Power BI está presente em multinacionais de grande porte. Isso quer dizer que há o cruzamento e a divulgação interna de dados entre diferentes pessoas, de cargos e hierarquias específicas. Assim como em qualquer outro produto da Microsoft, você pode inserir rótulos de confidencialidade em determinados dados, garantindo que algumas informações específicas só serão acessadas por pessoas autorizadas.

Privacidade até em conteúdos exportados

Quando trabalhamos com dados, é muito comum que os funcionários exportem o arquivo, seja para encaminhá-lo ou para armazená-lo de outra forma. Como outras ferramentas de BI, é possível exportar seu conteúdo do Power BI para diferentes formatos - como Excel, PowerPoint, PDF etc. Entretanto, a diferença é que aqueles conteúdos rotulados como confidenciais continuarão inacessíveis para quem não possui acesso. Isso evita acidentes e impede a divulgação de informações privilegiadas. 

Controle de usuários no Power BI

Para garantir a segurança e administração adequada dos dados, os administradores conseguem monitorar em tempo real a atividade de usuários em informações rotuladas como confidenciais - incluindo tentativas de acesso e download. Além disso, a ferramenta possui alertas específicos, prontos para avisarem os administradores sobre algum comportamento ou ação suspeita. 

Capacitação de administradores 

É possível capacitar ainda mais os administradores de segurança, configurando o Microsoft Cloud App Security para que ele trabalhe em conjunto com os recursos de segurança do Power BI. Assim, os responsáveis poderão ter controle de acesso e atividades mesmo quando os dados são visualizados em outros aplicativos. Dessa forma, há uma vigilância mais abrangente, garantindo a segurança e proteção mesmo à distância, elevando ainda mais o nível do sistema. 

Para saber mais sobre proteção de dados com o Power BI, basta entrar em contato conosco