Power BI é líder no Quadrante Mágico do Gartner. O que isso significa?

Com o crescimento do mercado e a aprimoração das tecnologias, muitas ferramentas de Business Intelligence surgiram, transformando o cenário da competição. Se antes pontos como capacidade de visualizar os dados com clareza e uma ampla variedade de bases era um diferencial entre as opções, atualmente são pré-requisitos presentes em todas as atualizações.

Portanto, outros fatores entram na equação. De acordo com estudo da Gartner, uma diferenciação que pode destacar alguma ferramenta no mercado é a forma como a plataforma responde a análises mais complexas, envolvendo tecnologias como Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (AI).

Com o objetivo de realizar uma comparação entre as diferentes ferramentas disponíveis, levando em conta esses novos aspectos, o Gartner criou o Quadrante Mágico. O resultado mostra que a solução da Microsoft é a alternativa mais completa, já que lidera o quadrante há 14 anos consecutivos.

Continue lendo para saber mais sobre o Quadrante Mágico do Gartner e entender por que a ferramenta da Microsoft está no topo. 

Como o Quadrante Mágico do Gartner funciona

Com o aumento da competição e grande variedade de ferramentas e softwares de BI disponíveis, líderes e gestores podem ter dificuldade na hora de determinar a escolha ideal para a sua empresa. Assim, Gartner criou o Quadrante Mágico para facilitar o processo, apresentando diversas opções, ranqueadas de acordo com características relevantes - como segurança, gerenciabilidade, análises da nuvem etc. 

No resultado, a horizontal aponta a visão da empresa, enquanto a vertical mostra a capacidade de execução. Assim, quanto mais para cima e à direita está o produto, mais completo ele é. E, como é possível observar, no quadrante referente ao mês de fevereiro de 2021, a Microsoft ocupa a melhor posição.


(Foto: Reprodução / Gartner, Inc.)

Ao longo da análise, a empresa explica os principais pontos analisados, a fim de justificar a avaliação final de cada ferramenta.

Por que o Power BI é líder do Quadrante do Gartner 

Como dito, a Microsoft lidera o Quadrante do Gartner há 14 anos, nos últimos 6 anos com o Power BI. Isso acontece por vários motivos, mas no estudo três pontos são destacados: acessibilidade, custo-benefício e constante melhoria da ferramenta. 

Power BI é acessível 

O Power BI está inserido no Pacote Office 365, fazendo com que a ferramenta seja disseminada com bastante facilidade. Isso é um dos motivos que permite com que o Power BI seja cada vez mais usado, não só pelas equipes da Microsoft, mas por algumas das principais empresas do mundo - atendendo a centenas de milhares de clientes. 

Excelente custo-benefício 

Com o lançamento do Power BI, ferramentas concorrentes tiveram que reduzir o preço para permanecerem competitivas no mercado, o que mostra o baixo custo do conjunto de softwares da Microsoft. Mas isso não significa que seu serviço é limitado, pelo contrário. Seus recursos são ricos e incluem análises complexas. No Power BI, também há serviços que se utilizam de AI, baseando-se em recursos da nuvem da Microsoft. Portanto, a ferramenta apresenta um serviço completo, por um preço justo.

A ferramenta está em constante melhora 

A Microsoft já deixou claro que sempre investe em melhorias do Power BI - reduzindo drasticamente o tempo para identificar um incidente e solucioná-lo, por exemplo. Além disso, a ferramenta tem grandes visões e está em constante aprimoração. Uma prova disso são os mais de 80 mil clientes que utilizam serviços de AI, evidenciando a atualização, potência e capacidade da ferramenta.


Para saber mais sobre o Power BI e entender como o serviço pode ajudar em seu negócio, entre em contato conosco!