O Power BI é cada vez mais usado para potencializar negócios e facilitar a tomada de decisões em diversas companhias e isso não é à toa. A ferramenta da Microsoft é referência quando falamos de Business Intelligence e, com ela, é possível coletar, administrar e analisar uma quantidade impressionante de dados, de diferentes bancos disponíveis.
Por isso, o Power BI está presente nas principais empresas do mundo e o time da Microsoft se esforça para manter a ferramenta em constante evolução, a fim de atingir o nível de demanda e exigência de centenas de milhares de usuários.
Vamos falar sobre as principais empresas que utilizam o Power BI e quais foram os maiores avanços da ferramenta nos últimos anos. Continue lendo!
Caso não esteja clara a relevância e a importância do Power BI para a administração de um negócio, alguns dados, disponíveis pela Microsoft em 2021, podem ajudar a ilustrar. Por exemplo, 97% das empresas da Fortune 500 são atendidas pelo Power BI. Isso significa que as maiores companhias do mundo - tais como Coca-Cola e Eurobank - utilizam a ferramenta.
(Foto: Reprodução / Active BI)
Além disso, o Power BI está presente em 52 regiões do Azure em todo o mundo e pode atingir até mesmo 20 milhões de consultas em horário de pico, com a ingestão de 90 petabytes todo mês para complementar o conjunto de dados dos clientes. Para isso, de acordo com a Microsoft, são utilizados cerca de 149 clusters, alimentados por mais de 350 mil núcleos.
Portanto, em menos de três anos, o Power BI precisou intensificar sua confiabilidade e expandir sua eficiência para administrar grandes quantidades de dados para usuários tão importantes, que não podem correr o risco de terem seus dados vazados ou, ainda, ficarem vulneráveis a erros e problemas técnicos ao longo do dia.
Como resultado, a ferramenta está cada vez mais completa, com melhores respostas a problemas e menor tempo para solucionar incidentes.
Para que o Power BI atingisse o nível de excelência atual, foram necessárias algumas mudanças, tanto na engenharia, quanto na própria ferramenta e cultura da equipe. Dessa forma, nos últimos anos, houve uma melhora considerável, que pode ser observada por meio das Objective Key Results (OKRs) da Microsoft, que nada mais são do que métricas para analisar a saúde do servidor e a satisfação do cliente.
Segundo a empresa, o tempo necessário para que a equipe do Power BI reaja a erros e incidentes foi extremamente reduzido, superando as metas iniciais da Microsoft. Por exemplo, entre dezembro de 2018 e maio de 2021:
• O tempo para detectar incidentes foi de 11 minutos para 0,76 minutos, com uma melhoria de 93%.
• O tempo para notificar o cliente do incidente foi de 110 minutos para 14 minutos, apresentando uma melhoria de 87%.
• Por fim, o período para controlar o incidente passou de 49,3 minutos para 2,8 minutos, o que significa um tempo 94% mais rápido.
Grande parte desses números pode ser justificada pela automação dos alertas de incidentes, que otimizaram o tempo de toda a operação. Em dois anos, a equipe do Power BI adicionou uma automação específica que foi capaz de desviar, sem nenhuma interação humana, 82% dos incidentes. Isso permite que o time se concentre em outras atividades, investindo recursos em melhorias que demandam maior atenção, em vez de serem constantemente atrapalhados por incidentes repetidos.
Essas OKRs, e muitas outras, são monitoradas ativamente pela equipe do Power BI, com objetivo de exceder as expectativas de melhoria. Isso é importante, uma vez que a demanda pela ferramenta é crescente e é preciso garantir que o cliente tenha todas as suas necessidades atendidas, sem erros ou imprevistos.
Fale conosco e veja como podemos ajudar no desenvolvimento e implantação do Power BI.